segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dissertação sobre o Expressionismo


O Expressionismo no Brasil do Século XX

        Não é preciso ser crítico ou especialista em artes para se conhecer a importância desta para o início do século XX no Brasil. O país acabava de sair de um regime monárquico caracterizado comumente como desastroso e declarava-se a abolição (embora que tardia) da escravatura. Num contexto de alta instabilidade da incipiente política democrática brasileira, a Arte apresentou então, imprescindível na construção de uma classe intelectual genuinamente brasileira.
        Ainda no final do século XIX, tanto a literatura como as artes plásticas brasileiras estavam envolvidas pela perfeição estilística parnasiana. O simbolismo, modelo que pregava o anti-positivismo materialista, representado por exímios poetas e artistas como Cruz e Souza e Paul Gauguin era marginalizado. A virada do século, sequenciada pelo terror da Primeira Guerra Mundial trouxe consigo expressões artísticas que transformavam o modo do artista enxergar o mundo. Edvard Munch, pintor do eterno “O Grito” com a representação dos horrores da vida através de figuras cadavéricas e da mistura de tons e cores, iniciava um novo modelo artístico. 
        O expressionismo chegou ao Brasil pelas obras de Lasar Segall, em 1913 numa exposição realizada no Rio de Janeiro. O artista lituano, num magnífico arsenal de quadros, dentre eles os célebres: O navio de Emigrantes e A família, causou um enorme impacto na dinâmica do cenário artístico nacional. O movimento tem como principais características a deformação e o exagero da realidade e a liberdade e o desprendimento de técnicas. Caracterizado pela ousadia e pela inovação, o expressionismo foi um importante precursor para a arte moderna brasileira iniciada em 1922.
        É de fundamental importância, portanto, “a preparação do solo”, cultivado pelo expressionismo para o movimento de vanguarda característico da arte do século XX. Lasar Segall poderia ser caracterizado, junto de Anita Malfatti (outra artista de extrema importância no cenário nacional) como pais da arte moderna brasileira, homenageados na contemporaneidade.

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